Nossa história
Quem foi Ester Assumpção?
Nascida na cidade de Luz/MG e conhecida nacionalmente pelo pioneirismo e inovação no campo da educação, Ester Assumpção dedicou sua vida ao ensino e a luta pela igualdade de direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Professora do ensino fundamental na cidade de Bom Despacho em Minas Gerais, Ester participou da primeira turma de aperfeiçoamento do Instituto de Educação, criado em 1929, pela psicóloga Helena Antipoff, que em 1931, convidou Ester para alfabetizar pessoas com deficiência e crianças com altas habilidades.
D. Ester contribuiu na fundação de várias organizações como:
- Instituto Pestalozzi - Belo Horizonte - MG
- Instituto Santa Helena - Belo Horizonte - MG
- Sociedade de Proteção à Criança Excepcional - Betim - MG
- Escola Nossa Senhora D'Assumpção (Atual Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção) - Betim/MG
Na década de 1990, Ester Assumpção encerra suas atividades profissionais deixando um legado importante para toda a sociedade. Falecida em 2001, Ester Assumpção foi uma mulher à frente do seu tempo, mostrando a importância da educação para causa da pessoa com deficiência.
Nossa fundação
Toda a caminhada de D. Ester resultou na criação da SEAPE - Sociedade Ester Assumpção de Pesquisa e Assistência ao excepcional, em 1987, com o objetivo de oferecer atendimento na modalidade de "lar residência".
No entanto, em 1992, com o Plano Collor as famílias que financiavam a SEAPE ficaram sem recursos, o que culminou na paralisação do projeto inicial.
Em 2003, por iniciativa de suas sobrinhas, D. Vera Lúcia Assumpção e Maria Eugênia de Assunção, a SEAPE é reinaugurada com novo nome: Instituto Ester Assumpção, cuja missão passa a ser “mobilizar pessoas e organizações para o exercício da cidadania da pessoa com deficiência”.
Após a reinauguração o instituto realizou diversas ações como:
|
|
A partir de 2012 o Instituto Ester Assumpção criou o Rede Ester, um programa com objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho. Para isto, mobiliza, qualifica e encaminha estas pessoas para oportunidades disponíveis, além de oferecer às empresas soluções e suporte em todo o processo de inclusão.
O que nos move
Causa
Educação para Inclusão.
Missão
Mobilizar pessoas e organizações para o exercício da cidadania da pessoa com deficiência.
Visão
Ser uma organização com excelência em inclusão social de pessoas com deficiência.
Valores
Autonomia Institucional
Mobilização em rede
Protagonismo da pessoa com deficiência
Ética
Transparência
Competência
Responsabilidade Social
Esperança
Entusiasmo e Proatividade